domingo, 3 de agosto de 2014

Festas da terrinha

Com o passar dos anos dou por mim a gostar e a apreciar coisas que há uns anos atrás não podia sequer ouvir falar...

Ontem fui a uma festa a que tento nunca faltar, comem-se por lá umas iguarias, como papas de carolo acabadas de fazer e uma filhoses ainda quentinhas! Tinham um festival de ranchos folclóricos, e não é que dou por mim a gostar de ver as danças e de ouvir as musicas tradicionais portuguesas?!

 Quando eu tinha uns 13 ou 14 anos, decidi entrar para um rancho. Sempre gostei de dançar, qualquer tipo de musica (sim eu ainda sou do tempo dos slows...), e na altura pareceu-me uma ideia fantástica! O problema é que eu ainda não tinha descoberto que era completamente descoordenada (facto que me acompanha ainda hoje e provavelmente para sempre). Por esse motivo e depois de alguma humilhação, por ter tentado acompanhar uma dança num treino sem conseguir, desisti...Talvez devido a esse episódio, nunca mais tive paciência para ver ou ouvir ranchos folclóricos, até ontem...Apercebi-me de que me sinto orgulhosa desta dança tradicional ser do MEU país, pois é muito mais complexa do que a maioria das pessoas imagina( eu que o diga...), e os dançarinos fazem-no com uma graciosidade e sabedoria incrível! Para além da beleza dos movimentos sincronizados, traz-nos exemplos dos trajes e dos costumes de outras épocas, e faz-nos recuar no tempo até esse tempo das nossas avós, em que dançar nos bailaricos das suas terrinhas era o momento mais esperado, depois de tantas horas de trabalho e sacrifício.

Gosto oficialmente de dança folclórica Portuguesa, e parabéns a todos que por esse país fora se esforçam para não deixar desaparecer a nossa riqueza cultural.

Sem comentários:

Enviar um comentário